10 dicas de como dar banho no seu gato

10 dicas de como dar banho no seu gato
16/jul/2015
0 comentários

Você acha que gato não precisa tomar banho? 

Apesar dos felinos serem considerados animais higiênicos por causa dos seus hábitos de limpeza, eles não estão livres da sujeira! Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os gatos devem tomar banhos periodicamente,pois, apenas aquele “banho de gato” com a língua que os bichanos fazem não é capaz de retirar toda sujeira do seu corpo. Pensando nisso, separamos 10 dicas de como dar banho no seu gato em casa, confira:


1-
Primeiramente, caso não tenha banheira, escolha um recipiente de plástico grande e espaçoso para lhe permitir fazer esta tarefa.

2- Coloque algodões na orelha do seu gatinho para evitar que entre água e cause uma otite futuramente.

3- Tenha à mão tudo o que precisa, o shampoo especial para gatos (nunca use produtos para cachorros ou humanos) e a escova. A água deve estar numa temperatura morna e agradável para o animal.

4- Se o pelo do seu gato for muito grande, escove-o antes de iniciar o banho, pois com os pelos molhados a tarefa fica mais difícil.

5- Passe a mão molhada por todo corpo do seu gatinho, evitando nesse momento passar a mão na cabeça, para que assim ele possa se acostumar com a temperatura da água.

6- Depois disso ensaboe o corpo com o shampoo especial para gatos. A parte do focinho deve ser lavada com muito cuidado, apenas passando as mãos. Nunca tente afundá-lo na água! Para o restante do corpo, use as mãos, um copo plástico ou concha para despejar a água. Caso esteja usando chuveirinho, não jogue água no rosto e muito menos nos ouvidos do seu gato.

7- Após enxaguar bem, enrole seu bichano numa toalha. Evite que ele pegue correntes de ar. Seque-o muito bem com a toalha para deixar a etapa do secador o mais curta possível.

8- Depois utilize um secador para finalizar a secagem. Seja cuidadoso com a temperatura do ar quente e deixe que o gato se habitue ao som do mesmo. Inicie pelas patas e aos poucos vá se aproximando ao abdômen e tórax, subindo no máximo até a região do pescoço. Nunca use o secador no máximo.

9- Para limpeza das orelhas pode ser utilizado um cotonete seco, ou mesmo umedecido com algum produto especifico para limpeza de orelhas de pets, porém essa limpeza deve ser apenas na parte externa do orelha.

10- Por fim, procure recompensar seu gatinho com seu petisco favorito, influenciando para que ele tenha uma memória positiva de toda esta experiência.

Autor: FVO alimentos Pet

Fonte: labovet