5 dicas essenciais para ensinar seu pet a fazer xixi e cocô no local correto

5 dicas essenciais para ensinar seu pet a fazer xixi e cocô no local correto
21/jul/2015
0 comentários

 

Ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no local correto é um dos principais problemas enfrentados por quem adota um cão ou até mesmo para aqueles que não conseguiram ensinar seu pet desde pequeno a fazer as necessidades no lugar adequado. Se o animal é mais novo, o treinamento é fácil, mas ensinar cães adultos também não é tarefa difícil, ambos requerem paciência. Confira abaixo cinco dicas essenciais para ajudar seu pet a fazer as necessidades no local certo:

1- Separe um canto da casa para ele aprender que aquele local é aonde deve fazer suas necessidades. Evite deixar as vasilhas de comida e água perto desse canto. Cubra o local inteiro com jornais ou com um tapete higiênico.

2- Instituir horários permite um maior controle da alimentação do seu pet, regulando assim o organismo do animal. Não deixe a comida disponível o tempo todo, logo terá hora para comer e hora para fazer suas necessidades.

3- Comece a ficar atento ao horário das necessidades do seu pet. Quando estiver próximo da hora, antecipe-se e conduza-o até o local escolhido. Alguns cachorros, principalmente as fêmeas e filhotes, costumam “anunciar” que vão fazer xixi ou cocô. Neste momento pegue-o no colo, e leve-o ao local que escolheu para que ele faça suas necessidades.

4- Evite prender seu animal no local e jamais dê bronca no seu pet caso ele faça as necessidades no local errado, ao invés disso, interrompa-o caso ainda não tenha terminado e leve-o ao lugar certo para que termine o serviço ali.

5- Se o seu cãozinho fizer as necessidades no lugar certo, sempre mostre que ficou contente, faça carinho ou dê algum petisco.

Dica de ouro: Acostume seu pet primeiramente a fazer suas necessidades dentro de casa, pois assim, se algum dia estiver chovendo ou você não poder leva-lo para passear, ele não precisa ficar segurando o xixi. Existem casos de cachorros com graves problemas urinários por conta disso.

Dentro de pouco tempo você vai perceber que seu pet começará a procurar o jornal sozinho. Se ainda assim não conseguir, procure a ajuda de um profissional de educação canina ou use exemplos de correção comportamental comprovadamente bem sucedidos.

Referências utilizadas:  portal do dogtudo sobre cachorros