5 dicas para acalmar seu cão quando deixa-lo sozinho em casa

5 dicas para acalmar seu cão quando deixa-lo sozinho em casa
27/ago/2015
0 comentários

 

Com a rotina do dia-dia cada vez mais conturbada e atarefada, os donos de cachorros são obrigados a deixarem seus pets em casa sozinhos por longos períodos. Sabendo o quanto é difícil acostumar o pet a ausência de seu tutor, separamos 5 dicas que podem ajuda-lo nessa missão:

1. Não se despeça e nem aceite recepções muito calorosas
NUNCA diga “tchau”, dê beijos, ou se despeça de forma tristonha. Em diversos casos, o nosso comportamento pode reforçar a ansiedade dos cães. Quando for sair, simplesmente vire as costas e saia. E quando retornar, espere um tempo para fazer “festa”. Caso abra a porta já passando a mão nele, fazendo carinho e pegando no colo, ele ficará te esperando todos os dias, muito ansioso por sua volta. O ideal é tornar a separação e o reencontro hábitos normais e corriqueiros.
2. Passeie com o seu cão antes de sair
Passear com seu cachorro faz com que ele gaste suas energias. Com menos energia para gastar, ele ficará mais calmo durante a sua ausência. Assim o seu pet pode até mesmo tirar um cochilo enquanto você estiver fora de casa.
3. Ligue a televisão ou um rádio
O som deixa o cão mais relaxado na ausência do dono e diminui a sua ansiedade. Como nós, os cachorros são sensíveis a sons e imagens. Ao invés de colocar em um canal com bastante barulho e troca de imagens, coloque em programas mais calmos. Um programa de natureza com música clássica, por exemplo, acalma o seu cachorro mais do que um filme de ação, por exemplo.
4. Deixe algo para o seu cachorro fazer
Deixe brinquedos para mastigar, bolinhas e petiscos escondidos. Existem brinquedos inteligentes que fazem com que ele tenha o que fazer por algum tempo. Essa é uma das soluções mais bacanas e simples. Diversos donos reclamam que o cachorro destruiu algum objeto da casa, porém não deram nenhuma outra opção para o cachorro se distrair. Ofereça opções interessantes para o seu cachorro explorar quando ele estiver sozinho em casa. Se ele tiver algum objeto preferido, deixe-o separado, não disponibilizando o dia todo, para que possa entregar a ele somente quando for sair.
5. Deixe um objeto seu com o cachorro
Escolha algum objeto seu, que tenha seu cheiro, para deixar com o pet. Seu cheiro faz com que ele não se sinta tão sozinho.
DICA ESPECIAL: Caso seu cachorro seja filhote e ainda não esteja habituado com a casa, o ideal é deixa-lo em uma área restrita, evitando assim que ele faça xixi e coco pela casa. Saiba aqui como ensiná-lo a fazer xixi e cocô no lugar certo.
Fonte: linkanimal.com.br