Cães: A importância de impor regras e limites em nossa casa

Cães: A importância de impor regras e limites em nossa casa
27/nov/2015
0 comentários

cachorros-fazendo-bagunca

Ao levar um cão para casa, geralmente pensamos em dar muito carinho e deixar o cão fazer o que ele quiser, pois acreditamos que isso deixará ele feliz.

Quando não estabelecemos limites e regras em nossa casa o cão pode assumir um papel de liderança e então as coisas passam a ocorrer de acordo com sua própria vontade e muitas vezes não gostam de serem contrariados pelos donos. Por exemplo, o cão sobe no sofá e se falar para ele sair, acaba rosnando para o dono. Não é que ele odeia o dono, ele não que ceder a uma ordem de um membro inferior a ele.

De maneira bem simples, definir regras e limites, significa mostrar ao cão o que é permitido ou não e com isso o cão começará a compreender e respeitar nossa posição na casa.

Para exemplificar a falta de regras, abaixo estão algumas situações do cotidiano, bem comuns aos donos de cães:

– O cão sobe no sofá ou na cama quando bem entende. E insiste em ficar, mesmo quando falamos para ele descer;

– É impossível você fazer uma refeição tranquilamente sem que o cão fique pedindo (latindo, te chamando com a pata, colocando o focinho sobre sua perna). Comer algo, sentado no sofá, se torna algo impossível, pois não há limites para o cão.

– Você não consegue conversar com uma visita, pois o cão fica entre vocês, latindo ou pulando;

 Algumas dicas podem ser úteis para começar a definir as regras:

1. Ensine o comando SENTA ao cão. Após o comando ter sido bem assimilado pelo cão, sempre que for dar um petisco, fruta ou alguma coisa que ele goste muito, peça que ele sente;

2. Não dê nada ao cão, enquanto você estiver comendo. Caso contrário ele achará que sempre que você comer ele também comerá;

3. Evite gritar com seu cão. Dizer “Não” de modo calmo e firme (não é para gritar) e manter sua postura ereta, passa muita informação ao cão, ele interpretará muito sua linguagem corporal;

4. Evite deixar o cão ficar na sua cama, pois se sua posição não estiver bem definida, o cão pode começar a tomar conta desse espaço. Se quiser, deixe uma caminha do cão no quarto para que ele fique perto.

Impor regras, não significa que seremos rudes ou cruéis, apenas significa que definiremos uma linha entre o certo e errado e o cão não deixará de gostar de você por causa disso.

Texto: Fernando Oliveira
www.consultorcanino.com.br