Começa a Campanha Novembro Azul

Começa a Campanha Novembro Azul
25/out/2018
0 comentários

Hoje, dia 01/11, começa a campanha do Novembro Azul. O objetivo da ação é informar a população sobre o câncer de próstata, ressaltando a importância de exames preventivos a fim do diagnóstico precoce e preciso.  Apesar da gravidade, a doença tem altas taxas de cura quando diagnosticada no início. Infelizmente, não há sintomas na fase inicial, por isso a necessidade de alertar a população a respeito dos exames.

Vale ressaltar que cães e gatos também podem desenvolver o câncer de próstata. Nesses casos, a castração precoce entra como a principal medida preventiva, já que os hormônios envolvidos no desenvolvimento do tumor são produzidos pelos testículos. Quanto antes for feita a castração, menor as chances do animal desenvolver a doença. Fique atento ao seu pet, e ao menor sinal de algum problema de saúde, não hesite em visitar um Médico Veterinário.

História

A campanha começou na Austrália, no ano de 1999. Em um pub surgiu a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido por causa da data do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, no dia 17.

No Brasil a campanha começou graças a mobilização do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O Instituto Lado a Lado pela Vida tem a missão de ampliar o acesso às novas tecnologias e humanizar a saúde de norte a sul do Brasil através do diálogo, do acolhimento e da promoção do bem-estar físico e emocional. As campanhas propagam a importância do cuidado e da saúde para homens e mulheres, prevenindo doenças ao diagnosticar precocemente.

Fontes: Lado a Lado pela Vida  e Psicologia para curiosos.