Cão Jedi salva criança com diabetes

Cão Jedi salva criança com diabetes
16/mar/2016
0 comentários

Os animais desempenham um papel muito importante na vida do ser humano. São milhares de anos de relação de companheirismo e lealdade. Com habilidades incríveis, os cães possuem a capacidade de detectar alterações no corpo humano, graças ao seu olfato 10 vezes mais apurado que o do homem. Cientistas já vêm explorando essa incrível capacidade através de diversas pesquisas e treinamentos de cães, buscando sempre aprimorar e estreitar essa relação entre as duas espécies. Um exemplo dessa habilidade é o caso do cão Jedi, que salvou uma criança com diabetes.

Luke é um menino de sete anos, diagnosticado com diabetes tipo 1. Ele vive com sua mãe, Dorrie Nuttall, e seu cão Labrador Jedi, que possui treinamento para alertar qualquer alteração significativa em pacientes diabéticos.

Jedi e Luke 2
Foto: facebook.com/SavingLuke

Uma noite, enquanto todos dormiam, o nível de açúcar no sangue de Luke caiu drasticamente, e nenhum dos aparelhos tecnológicos utilizados deu o alerta para a família notar o perigo. Porém Jedi, atento ao que de fato ocorria, saltou na cama onde Dorrie e Luke dormiam, e conseguiu acordar a mãe do menino.

Notando que os aparelhos não indicavam nenhuma alteração, Dorrie pensou que estivesse tudo bem. Mas Jedi foi persistente. “Eu disse a Jedi que iria chegar, ele curvou-se novamente (forma como ele mostra sinal de baixo alerta). Disse-lhe para se levantar da cama, mas ele se manteve firme e recusou-se a se mover”, escreveu Dorrie. “Essa atitude de Jedi me fez ver que ele queria me dizer alguma coisa, e eu deixei o sono de lado, despertei e comecei a pensar mais claramente. Então eu furei o dedo de Luke e vi que o nível de açúcar em seu sangue estava extremamente baixo. Pelo comportamento de Jedi, eu tive a certeza de que o açúcar estava caindo muito rápido.”

Jedi e Luke
Foto: facebook.com/SavingLuke

Graças às incríveis habilidades do cão, além de seu carinho e lealdade, Dorrie teve tempo para administrar a glicose em Luke, até que estivesse novamente estável. O cão ficou acordado monitorando o menino, preparado para qualquer alerta.

A foto e os comentários citados foram postados na página do Facebook Saving Luke – Luke and Jedi – Fighting Type 1 Diabetes Together, criada por Dorrie para compartilhar sua experiência em cuidar de uma criança com diabetes tipo 1, e mostrar a capacidade de seu cão treinado em ajudar nesse processo.

 

Fonte: Portal do Dog