A classificação dos cães

A classificação dos cães
13/ago/2015
0 comentários

 

Todas as raças de cães existentes no mundo de hoje foram criadas pelo homem através do processo de cruzamento e seleção genética para determinadas características peculiares como: capacidade física, mental, etc. Com os avanços da genética e melhoramento animal as raças estão em constante aperfeiçoamento e mudanças, sendo que novas raças continuarão surgindo e algumas desaparecendo. As raças de cães são classificadas com base em várias características. Evidentemente, nenhum sistema de classificação agrada a todos os amantes da cinofilia, havendo espaço para discussões sobre o tema.

Vamos apresentar aqui a classificação dos grupos proposta pelo American Kennel club:

ESPORTIVAS: Raças geralmente usadas como assistentes na caça, especialmente de aves, onde auxiliam na descoberta e apanha aves abatidas. Se encontram neste grupo, os pointers (de faro apurado para detectar a caça), os retrievers (animais fortes e excelentes nadadores, especialistas em recuperar aves aquáticas abatidas).

HOUNDS OU CAÇADORES: Existem dois tipos de hounds. O visual que tem grande capacidade visual, pernas longas e corpo esbelto, que perseguem as pressas usando grande velocidade  (Afghan hound Greyhound) e os de faro, que são menores e usam o olfato para detectar as caças e usam também sua persitência para exaurir a presa (Basset, Beagle).

TRABALHADORES: Raças de animais que no passado foram muito usadas para a proteção do homem contra as feras. Hoje estes animais tem importante função como cães de guarda de residências, trabalho de policia, guia de cegos, etc. São exemplos deste grupo o Boxer, Collie, Dinamarquês, Pastor Alemão, Rottweiler, etc.

TERRIERS: A palavra terrier vem do latim e significa terra, porque este grupo foi desenvolvido para perseguir as caças em tocas. Eles são pequenos, ativos, corajosos. Tem também sido um importante assistente do homem na caça de animais terrestres. Hoje eles são muitos utilizados como ativos animais de companhia. São exemplos deste grupo: Bull Terrier, Fox terrier, West Highland, etc.

TOYS OU MINIATURAS: Como o próprio nome indica, se encontram neste grupo estão os cães  de pequeno porte, sendo alguns exatamente miniaturas de outras raças. As raças deste grupo foram criadas com o objetivo de serem agradáveis animais de companhia e são reconhecidas pela sua longevidade e amabilidade. São exemplos deste grupo o Chiihuahua, Maltese, Pinscher miniatura, Poodler toy, etc.

OUTRAS: Como o próprio nome indica, neste grupo estão algumas raças que não se enquadram em nenhum dos grupos acima. Elas tem origem e características variadas e vem se perpetuando através dos tempos como animais de companhia. São exemplos deste grupo o Boston terrier, Bulldog, Dálmata, Lhasa apso, etc.

A popularidade de cada grupo de cães tem flutuado com os avanços da civilização humana e evidentemente assim continuará por muito tempo. Raças de grupos que são muito populares hoje poderão até deixar de existir no futuro, como já aconteceu no passado, seguindo as tendências de comportamento da humanidade.

Fonte: FVO alimentos