Como aliviar o pet nos dias quentes

Como aliviar o pet nos dias quentes
24/out/2016
0 comentários

 

Você já parou para pensar o calor que cães e gatos podem passar nos dias mais quentes? Ao contrário de nós, os pets praticamente não transpiram e, portanto, só controlam a temperatura por meio da respiração.  Por isso, algumas dicas são importantes para aliviar seu pet nos dias quentes e evitar a hipertermia:

– Disponibilizar potes de água por todo o local que o pet fica. Se ele fica fora de casa, lembre-se de colocar na sombra e trocar ao menos 2 vezes ao dia.

– Cães de pelagem grande merecem uma tosa neste período. Alguns donos podem preferir o pet peludo, mas o bem-estar deve vir primeiro, né?

– Não deixe o animal no quintal sem um local para ele se proteger do sol. Uma sombra é fundamental.

– Faça cubos de gelo e dê para seu pet brincar. Você pode utilizar apenas água, ou até aquele caldo que sobrou do cozimento de um frango ou carne para dar um sabor.

– Aumente a frequência dos banhos, nos dias muito quentes e ensolarados  você pode refrescar seu cão com banhos rápidos;

– Se o calor tiver muito forte, borrifar água no dorso e nas patinhas ajuda muito!

– Algumas raças são menos resistentes ao calor e merecem atenção especial: Chow-chow, Husky Siberiano, Malamute do Alaska, Pastor Alemão, São Bernardo, Buldogue, Pug e Bernesse.

– Nos passeios, dois cuidados devem ser tomados: verificar a temperatura do asfalto, dependendo do horário o cão pode sofrer com queimaduras nas patinhas; em dias muito quentes (a partir de 30 graus) os passeios devem ser bem curtos e sem exercícios vigorosos, os cães em geral suportam menos o calor do que os seres-humanos.

– Para os pets claros é preciso passar protetor solar (próprio para cães) nas áreas sem pelos e evitar a longa exposição ao sol.