Conscientização Ambiental – Atitudes em prol do meio ambiente

Conscientização Ambiental – Atitudes em prol do meio ambiente
30/nov/2017
0 comentários

Atualmente muito tem se discutido sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Em decorrência do crescimento exponencial da população e do aumento desenfreado do consumismo, passou a existir uma grande preocupação com o possível esgotamento dos recursos naturais, essenciais para a vida humana e animal. Graças às campanhas educacionais e ao destaque que a mídia tem dado ao assunto, as pessoas estão se tornando cada vez mais conscientes a esse respeito.

O que é conscientização ambiental

Esse termo refere-se à necessidade que existe hoje das pessoas estarem cientes dos prejuízos sofridos pelo meio ambiente devido a sua exacerbada exploração pelos seres humanos. É a transformação de senso crítico em relação aos cuidados com a natureza. Conservar, conscientizar, reciclar e respeitar são atitudes essenciais para a preservação e utilização sustentável dos recursos naturais do planeta.

Hoje o grande desafio da humanidade é crescer, evoluir tecnologicamente e ocupar o planeta sem esgotar os recursos disponíveis e a vida animal. O dia em que cada cidadão entender o quanto esta questão afeta sua vida de forma direta e irreversível, o meio ambiente não precisará mais de tantos defensores. A sociedade já terá entendido que preservar o meio ambiente é preservar a própria pele e que fragilizar o meio ambiente é fragilizar a economia, o emprego e a saúde.

Atitudes em prol do meio ambiente

            Para colaborar com esse processo de conscientização ambiental, listamos algumas atitudes e medidas simples que todos podem praticar e, com isso, dar sua parcela de contribuição na preservação do meio ambiente.

1 – Recicle: felizmente essa medida tem sido adotada por muitas pessoas. A separação do lixo doméstico, de acordo com cada material (orgânico, metal, plástico, vidro e papel), é simples de fazer e em muitas cidades já é realizada a coleta seletiva pelo serviço público de limpeza urbana. Além do lixo comum, outros itens, tais como eletrônicos, pilhas, baterias e materiais químicos (como remédios, por exemplo) devem ser descartados separadamente em local adequado. Esses materiais são extremamente tóxicos ao meio ambiente, contaminando rios, lençóis freáticos e até o ar, mesmo quando a quantidade de lixo é pequena.

2 – Reduza: além de reciclar, é importantíssimo reduzir a produção do lixo. Prefira produtos que utilizem embalagens mais simples e recicláveis. Sempre que possível, troque o plástico pelo papel (bem mais fácil de ser reciclado e degradado). Repense seu consumo, pois, às vezes, é possível consertar ou reutilizar um material ao invés de descartá-lo.

Procure utilizar sempre produtos biodegradáveis, aqueles que podem se decompor naturalmente pelos sistemas biológicos sem agredir o meio ambiente. Nesse contexto, ressaltamos a solução que a FVO oferece em um dos seus produtos, o granulado sanitário Katbom. Trata-se de um granulado sanitário para gatos totalmente biodegradável. Sua composição à base de cereais é 100% natural, sem químicos. Por essas características, Katbom pode ser descartado no vaso sanitário sem gerar nenhum risco, facilitando a vida do tutor e ajudando a preservar o meio ambiente!

3 – Economize energia elétrica: a produção de energia elétrica depende de usinas que utilizam muito os recursos naturais, causando profundas alterações no ecossistema da região onde estão instaladas. Em alguns casos, a geração de energia ocasiona grande poluição do ar e da água, por essa razão é tão importante reduzir o consumo.

– Troque as lâmpadas incandescentes pelas de LED, que são muito mais econômicas;

– Certifique-se de que seus eletrodomésticos estão em perfeitas condições de funcionamento. Falta de manutenção pode aumentar consumo de energia;

– Evite acender as lâmpadas durante o dia. Utilize cortinas que possam ser totalmente abertas e aproveite ao máximo a luz natural;

– Racione o consumo e use somente o necessário de alguns itens que utilizam grande quantidade de energia elétrica: chuveiro, ferro de passar, ar condicionado, secadora de roupas, máquina de lavar, entre outros.

– Faça periodicamente uma revisão das instalações elétricas da casa. A má conservação de fios e cabos pode gerar o aumento do consumo.

4 – Economize água: a falta de água é um problema presente já em muitas partes do mundo. No Brasil, devido ao clima quente e à natural abundância de recursos hídricos, temos o costume de usar mais água que o necessário. Pode parecer algo distante, mas um colapso gerado pelo esgotamento da água no Brasil pode acontecer num futuro bem próximo. Reduza seu consumo dando preferência a chuveiros, torneiras e descargas mais modernas, que possuam um sistema de redução de vazão. Nunca lave calçadas utilizando a mangueira e reutilize a água da máquina de lavar roupas para a limpeza da casa.

Esperamos ter ajudado você a entender a importância do assunto e te motivado a colocar em prática medidas que ajudam a preservar a natureza. Faça sua parte! Converse com seus amigos e familiares e ajude a espalhar a conscientização ambiental.