Gatos egoístas: mito ou verdade?

Gatos egoístas: mito ou verdade?
26/set/2016
0 comentários

gato_pesquisaQuem nunca teve um gatinho na vida pode achar que os bichanos são seres distantes dos seus donos. O pesquisador Wesley Warren, da Universidade Washington em St. Louis, nos Estados Unidos, se propôs a estudar o comportamento dos felinos para saber se a reputação de serem egoístas é verdadeira.

Segundo o estudo, essa má reputação não se justifica. Isso porque os gatos domésticos guardam muitas das características de seus ancestrais selvagens, que são criaturas solitárias. O problema, segundo ele, é que os gatos nunca foram completamente domesticados.

Ao longo de dois anos, Warren liderou o maior estudo genético sobre gatos domésticos já feito. Ele comparou o DNA dos gatos domésticos e selvagens e concluiu que os genes dos selvagens não diferem tanto dos domésticos quanto os genes de lobos em relação aos do cachorro.

A pequena variação genética em relação aos gatos selvagens pode explicar porque os gatos mantiveram certas características que lhes permite sobreviver mais facilmente do que outros mascotes sem ajuda humana.

Fonte: BBC