Pesquisa: cães preferem elogios a comida

Pesquisa: cães preferem elogios a comida
20/set/2016
0 comentários

cao_pesquisaEspecialistas do Dog Project, da Universidade Emory, realizaram estudo com cães e descobriram que, na maioria das vezes, os peludos preferem receber elogios e “festinhas” dos donos a comida.

Os pesquisadores investigaram os laços com humanos e comprovaram que para os pets, esta relação ultrapassa as necessidades básicas. Para isso, 15 cães foram treinados para ficarem imóveis durante um exame de ressonância magnética.

Enquanto monitoravam o cérebro dos cães, os pesquisadores mostravam três brinquedos diferentes e que resultavam em ações logo em seguida: um caminhão rosa (após 10 segundos os cães recebiam comida), um bonequinho azul (e logo o dono fazendo festinha) e uma escova de cabelo (que não oferecia recompensa).

Os resultados indicaram que a atividade cerebral variava pouco quando aparecia a escova de cabelo – sinal de que entenderam que não vinha nada depois. Mas a de ativação neural aumentava quando sabiam que estavam prestes a receber comida ou carinho do dono. Para nove deles, os dois estímulos eram equivalentes. Já para quatro dos bichinhos, os elogios do dono geraram uma atividade neural muito maior.

Em um segundo estudo, os pesquisadores colocaram os cães em um corredor que levava a dois caminhos diferentes: um ao pote de comida e o outro ao dono. Os cachorros que tinham aumento de atividade neural quando recebiam elogios do dono saiam correndo para ele em até 90% das vezes. Isso significa que a recompensa cerebral do elogio do dono tinha valor igual ou maior para os bichinhos do que a comida!

Fonte: Exame