Pesquisa indica que cães são capazes de entender o que é dito

Pesquisa indica que cães são capazes de entender o que é dito
15/set/2016
0 comentários

cao_entendimento

Quem tem um sabe que cães são capazes de entender muitas palavras. Procurando estudar essa capacidade dos nossos melhores amigos, a Revista Science acaba de publicar uma pesquisa que mostrou dados interessantes. Pode não parecer novidade, mas está provado: os cães são capazes de entender as palavras ditas por humanos. E mais, compreendem entonações nas mesmas regiões do cérebro que nós.

Trata-se de uma pesquisa feita na Universidade Eötvös Loránd, de Budapeste (Hungria). Os resultados sugerem que o aprendizado de vocabulário pode não ser uma habilidade exclusiva dos homens mas, também, de outras espécies.

Para isso, os pesquisadores treinaram 13 cães de várias raças para que ficassem imóveis durante um exame de ressonância magnética. Durante o procedimento, eles ouviam vozes dos treinadores, enquanto eram monitoradas as atividades cerebrais. Assim, foi possível comprovar que os cães distinguem palavras ativando duas áreas distintas do cérebro para realizar uma conexão entre entonação e a palavra dita. Isso sugeriu que o cérebro do cão processa informações nos dois hemisférios do cérebro, de maneira muito similar a seres humanos.

Os pesquisadores esclareceram que isso não significa que os cães possam entender tudo que dizemos. Tampouco que eles tem a capacidade de comunicação igual à nossa.

Fonte: Informações retiradas do site Veja.com, adaptado para FVO Alimentos. Veja a notícia aqui.