Você já ouviu falar dos probióticos e prebióticos? Esses componentes são comumente implementados na dieta dos pets, animais de produção e até de seres humanos e conferem diversos benefícios. Confira a seguir quais os benefícios e a importância desses componentes na alimentação do pet.
O que são os probióticos e prebióticos?
Os probióticos são microrganismos benéficos que visam complementar a microbiota intestinal do pet. Esses microrganismos presentes no intestino auxiliam a digestão e absorção de nutrientes e competem com microrganismos maléficos, também presentes no trato gastrointestinal, que poderiam causar doenças ao animal.
Já os prebióticos são substâncias que agem como fonte de nutrientes e auxiliam os microrganismos benéficos que vivem no trato gastrointestinal do pet, melhorando a absorção de alimentos, fortificando o sistema imunológico e aprimorando a saúde digestiva do animal.
De forma geral, os probióticos e prebióticos fortalecem a saúde digestiva, melhoram a absorção dos nutrientes presentes na alimentação e ainda auxiliam na saúde geral do animal, agindo no combate e prevenção de doenças e aumentando sua longevidade.
Onde os probióticos e prebióticos podem ser encontrados?
Atualmente, esses componentes muitas vezes já são diretamente adicionados à ração e petiscos do animal. Os prebióticos e probióticos também podem ser encontrados como suplementos líquidos, pastosos ou mastigáveis e em alimentos naturais, como iogurte e beterraba. Converse com um médico veterinário para saber como melhor implementar esses componentes tão importantes na dieta do seu pet.