Região de Sorocaba ganhará espaço para treinamentos de cães-guias

Região de Sorocaba ganhará espaço para treinamentos de cães-guias
17/out/2016
0 comentários

 

A região de Sorocaba (SP) terá o primeiro espaço dedicado ao treinamento de cães-guias. Trata-se do Instituto Magnus que terá sede na cidade de Salto de Pirapora (SP). O objetivo é aumentar o número de cães treinados como guias de pessoas com deficiência visual.

Hoje existem apenas cem cães-guias para mais de um milhão de pessoas com limitação intensa na visão. A inauguração será em abril de 2017, quando serão recebidos os primeiros filhotes.

O espaço terá estrutura completa para criação e treinamento dos animais e também para orientação às famílias acolhedoras (responsáveis por apresentar os cães às situações do dia a dia, como lazer, viagens, transporte público e a convivência com crianças).

O período de convivência com voluntários é fundamental para que os pets possam ser preparados a guiar os cegos em todas as ocasiões. Ao final do período de adaptação, eles são devolvidos para o centro de treinamento, onde aprendem os comandos básicos para assumir a função junto ao seu dono definitivo, o deficiente visual. A partir daí, eles passam a usar a guia e o colete com alça rígida, que servem para comunicação com o humano e indicam que estão trabalhando.

Fonte: Cães & Gatos

Foto: Guide Dog