Saiba quais são as plantas tóxicas para o seu pet

Saiba quais são as plantas tóxicas para o seu pet
15/set/2016
0 comentários

 

Sabemos que os pets são curiosos por natureza. Principalmente os filhotes, é natural que eles explorem tudo pela casa, e queiram morder e muitas vezes ingerir objetos e plantas tóxicas. O problema é que isso representa um grande risco à saúde dos animais.

Quem gosta de plantas em casa deve estar sempre atento. Algumas podem gerar apenas um desconforto intestinal, e outras podem trazer graves intoxicações, necessitando de atendimento Médico Veterinário emergencial. Os animais acabam ingerindo as plantas por vários motivos: curiosidade, brincadeira, manias, fome, mal-estar digestivo, entre outros. O perigo está nas plantas decorativas e ornamentais, já que gramíneas e aquele mato comum que nasce naturalmente não costumam causar problemas. Veja abaixo uma lista de plantas tóxicas e perigosas para cães e gatos:

– Antúrio (Anthurium sp)

– Arnica (Arnica Montana)

– Arruda (Ruta graveolens)

– Avenca (Adiantum capillus-veneris)

– Azaleia (Azalea sp)

– Bico-de-papagaio (Euphorbia-pulcherrima)

– Buxinho (Buxus sempervires)

– Comigo ninguém pode (Dieffenbachia spp)

– Copo de leite (Zantedeschia aethiopica Spreng)

– Coroa-de-Cristo (Euphorbia milii)

– Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)

– Espirradeira (Nerium oleander)

– Fumo-Bravo (Solanum mauritianum)

– Jasmim manga (Plumeria rubra)

– Lírio da paz (Spathiphylum wallisii)

– Mamona (Ricinus communis)

– Pinhão paraguaio (Jatropha curcas)

– Pinhão roxo (Jatropha curcas L.)

– Samambaias (todos os tipos)

– Violeta (Viola odorata)

Como pode ocorrer a intoxicação? A intoxicação, em geral, pode ocorrer por ingestão de qualquer parte da planta (caule, folha, fruto) ou por contato com a pele.

O que pode causar? Asfixia, irritação das mucosas, dor, náusea, vômito, alterações respiratórias, edema de glote, convulsões. Nestes casos, procure um veterinário imediatamente.

Como evitar? O ideal é saber se a planta que você deseja colocar em casa pode ser tóxica para o pet. Se mesmo assim você quiser cultiva-la, mantenha-a em ambientes que tenha acesso restrito para os animais. Lembrando que, para gatos, não basta apenas deixar a planta no alto para evitar contato.