Um cãozinho vira-lata virou herói de quadrinhos

Um cãozinho vira-lata virou herói de quadrinhos
8/mar/2016
0 comentários

A jornada do vira-lata Piggy começou em uma praia na República Dominicana, o cão foi encontrado após ter sido atropelado. Ele se encontrava magro e com uma grave lesão em sua patinha esquerda quando foi resgatado.

Foto: Darwin Animal Doctors
Foto: Darwin Animal Doctors

Uma equipe de resgate, que havia criado uma clínica improvisada, recebeu o cão. Ele foi atendido pelos veterinários, passando por uma avaliação clínica, e então constataram que sua pata estava por uma grave infecção. A única solução, para seu bem estar, seria a amputação.

Para melhor acompanhamento em sua recuperação, o cão foi transferido para os EUA, aos cuidados dos voluntários Tod Emko e Andrea Gordon. E Piggy de fato melhorou, e se adaptou muito bem às três patas. “Ele é mais rápido do que a maioria dos cães de quatro patas”, segundo Emko, ao site The Dodo.

“Logo depois que ele veio para cá, percebemos que ele tinha a capacidade de detectar quando alguém estava sofrendo”, disse o tutor ao The Dodo. “Nós poderíamos estar no meio do Central Park e uma pessoa triste poderia estar fora de vista, mas Piggy poderia sentir e iria correr através das multidões para encontrá-la. Então ele vai rastejar para a pessoa, colocar uma pata sobre ela e a pessoa, que muitas vezes chega a chorar, pergunta: “Como você sabia que eu precisava disso? ‘”.

E assim, Piggy surpreendeu a todos com sua capacidade de ajudar ao próximo. Seu tutor, Tod Emko, criou um projeto de educação humanitária, e pediu ao artista Ethan Young para desenhar uma caricatura do cão para os panfletos.

Foto: Piggy Tale
Imagem: Piggy Tale

Essa grande ideia tornou Piggy um super-herói, com objetivo de ensinar as crianças sobre posse responsável e como tratar os animais, numa alusão ao papel delas mesmas como heróis dos bichinhos.

A repercussão foi tão positiva, que Tod Emko e o artista Etham Young começaram a arrecadar fundos para evoluir a ideia dos panfletos para outro patamar: o das histórias em quadrinhos.

O quadrinho “As Histórias de Piggy” foi inicialmente comercializado somente em Comic-Cons, eventos para amantes de quadrinhos, mas conquistou a atenção de professores que desejavam utilizar essas historinhas em sala de aula.

Mais de 2 mil cópias foram impressas e distribuídas pelos EUA, além de ter sido traduzida para o espanhol, alcançando diversos países da América do Sul, como Colômbia, Galápagos e outros.

Darwin Animal Doctors
Foto: Darwin Animal Doctors

O casal de tutores fundaram ainda a organização Darwin Animal Doctors, que oferece cuidados veterinários a animais selvagens e domésticos nas Ilhas Galápagos. E o trabalho social de Piggy continua, através de visitas em escolas.

Para conhecer mais sobre os quadrinhos, visite o site oficial.

 

Fonte: Porta do Dog